quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Figuraças da viagem 2 - Japa Nagamori

A segunda figurinha carimbada que conhecemos nesta volta ao mundo foi este japonês da foto (à esquerda):






De Argentina

Confesso que nao me lembro exatamente do nome dele. Era algo como Nagamori, Nagomochi... Significava, se minha memória nao falha, ¨muito bosque¨ em japonês. Este senhor de mais de meia década é quase o estereótipo perfeito do japonês. Baixo, sempre alegre, sorridente e com uma máquina fotográfica na mao do tamanho de um canhao. Além disso, e talvez o mais importante, possui o costume mundialmente conhecido de tirar fotos de tudo e de todos a todo instante.
Nós o conhecemos no alto do Glaciar Martial, em Ushuaia (Argentina). Estávamos no topo com uns amigos alemaes que conhecemos, tomando um mate e aprendendo besteiras em alemao. Até que chegaram o tal senhor japonês com sua amiga, uma canadense. Como bons viajantes, cumprimentamos a todos e já fomos puxando conversa, para saber de suas histórias e trajetos. Antes mesmo que pudéssemos querer tentar falar, ele já nos pôs em posiçao fotográfica e tirou inúmeras fotos de nós, com nós e do arredores. 
Digam xis, digam xis...
Detalhe básico: ele nem tinha ainda parado para ver a paisagem ou o que seja; chegou, tirou a câmera e já foi batendo foto. Parecia a RONE: primeiro bate, depois pergunta.
Já com umas 50 fotos na máquina, satisfez-se e finalmente falou conosco. Contou-nos do seu nome, da sua vida, etc.
Uma meia hora depois decidimos descer. Fomos em comitiva: tupiniquins, alemaes, japa doido e a canadense. 
Nao é, entao, que o senhor japonês me cai de um penhasco e abre o supercílio, que começa a sangrar a borbotoes. Foi um deus nos acuda. Todo mundo descendo as pedras atrás do Nagamori ou sei lá como se chama para ajudá-lo. Apesar de estar sangrando muito, estava consciente e falando. O corte tinha sido profundo, mas podia caminhar normalmente. 
Passado o susto, começamos todos a descer, para levá-lo para o hospital...
Embora nao nos falamos mais, nós o vimos depois em Puerto Natales entrando num táxi. Suponho que estará bem...


Nenhum comentário: