quinta-feira, 1 de abril de 2010

A República das Bananas


Onde fica a República das Bananas?
Quem mora na República das Bananas?
Por fim, o que é a República das Bananas?

Uma pergunta inusitada merece uma resposta inusitada. Três perguntas inusitadas merecem respostas absurdas. 

A República das Bananas fica no meio do mundo.
Moram na República das Bananas os patacões.
A República das Bananas é a República das Borboletas.

Toda viagem começa com um primeiro passo, e os começos tendem a ficar no início de tudo. O início, se visto de ponta-cabeça, pode também ser o próprio fim, de modo que o começo às vezes também é o fim. Nós, por exemplo, começamos nossa longa jornada pelo fim (do mundo).

Quatro meses depois, concluímos o primeiro terço chegando ao meio do mundo. Se você localizar no mapa-múndi as linhas imaginárias que separam/organizam este globo azulado que chamamos Terra, encontrará as dos Círculos Antártico e Ártico, as de Capricórnio e de Câncer. No meio de todas, separando norte de sul, há a do Equador, que, coincidência ou não, tem o mesmo nome do país onde se localiza ela. 

Equador é, pois, onde estamos. 

E parte do que somos é onde estamos, bem como o que comemos e com quem conversamos. Seríamos também, por entanto, patacões perdidos no meio de borboletas?

Expliquemo-nos. 

Há muitas comidas típicas no Equador, e muitas delas, maioria sem dúvida, vem com os famosos patacones, que não conhecíamos até entrar nestas paragens. Patacón é qualquer acompanhamento feito de verde, uma espécie de banana verde e salgada. Com ela, fazem tirinhas fritas, rodelas fritas, bolinho, pão de queijo e outros quitutes mais, que servem frequentemente com arroz, salada, feijão ou lentinhas. E digo servir com, trata-se de acompanhar tudo o que se come em todo lugar. Desde que entramos no Equador, não me lembro de um dia sequer que não tenha comido patacones em alguma refeição.

Vivam, pois, as bananas. Para que haja tantas, são necessárias bananeiras, as quais são plantadas em todos os lugares. Viaja-se pelas estradas equatorianas e o que se vê é mato virgem e muitos pés de verde

Daí então (a minha | ver esclarecimentos) "República das Bananas".

E, diga-me, o que diabos tem a banana a ver com borboletas?

Eis aqui a razão. Eu nunca tinha visto antes um fenômeno similar. Seja no nascer, no pôr do sol ou durante as quentes tardes equatorianas, por onde quer que se vá vislumbra-se uma imensidão de borboletas brancas, amarelas e laranjas voejando por entre árvores e arbustos à altura dos olhos. O rastro de seu voo torpe deixado por suas asas coloridas preenche o céu e dá cor às objetivas das máquinas fotográficas...

Que mais esperar do Equador? Francamente, não sei. Talvez pudesse, com a amabilidade típica dos equatorianos em pedir coisas, simplesmente dizer: 

¡Oye, regálame una mariposa sobre un patacón, porfa!



Esclarecimento 1: República das Bananas, originalmente, é um termo americano que designa, pejorativamente, os países latino-americanos em geral, mas especialmente Honduras. 
Esclarecimento 2: República das Bananas também pode ser um país fictício, habitado por macacos, como  anuncia a Desciclopédia
Esclarecimento 3: Uso o termo à minha maneira, sem intenções pejorativas ou com o intuito de menosprezar, como puderam ver. Se há alguém que pensa o contrário do texto, peço que considere estes três esclarecimentos. 


Um comentário:

Duimmmm disse...

Neguinhos meus,
Saudades enormes. Estive em Curitiba na Páscoa, foi bem bão. Pra variar, faltou suas pessoas presepeiras.

Será que existe alguma relação entre as brabuleta e as banana? Doida pra ver as fotos...

Beijos com cariño,
Duiiiim