segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tragédia! (parte 1)

Atenção, incautos e desavisados leitores, este post pode conter conteúdo dramático. Favor não ler se sofrer de pressão alta ou coração fraco.


Tudo culmina numa só frase-xingamento: "A porra daquelas francesas putas do caralho!". Assim solta, com todo o respeito que se pode ter, essa frase pode parecer um ultraje à moral e bons costumes. Contextualizada, resume, primeiro, a preocupação e, depois, a apreensão de todo um dia na iminência de uma tragédia. Pendentes do pior, os poucos palavrões não refletem à altura os sentimentos causados. 

"Importante" é a palavra-chave para entender o trágico de toda esta história. Importante foi o que aconteceu. Importante é o que se fez durante uma tarde inteira. 

A tragédia tem início em uma boa ação. Ou melhor, em um gesto solidário para com uma semelhante. De viajante para viajante. De alguém que já teve problemas com a câmera para alguém que estava com problemas com sua câmera.

Francesa era a rapariga. Francês parece ser, em alguns momentos, a minha alma.

Me apiedei.

Vínhamos viajando com essa e outra francesa há dois dias e aos poucos estávamos ficando amigos. Fizemos dois dias de trekking com elas e havíamos passado uns bons bocados juntos. 

Nada mais natural, pois, que ajudá-las num momento difícil. Não conseguia baixar as fotos de sua câmera. Já havia tentado em vários computadores. Como temos o mesmo modelo de máquina fotográfica, pediu para usar o meu cabo e o computador para tentar baixar as fotos. Sem saber que o perigo mora nas pequenas coisas, importantes algumas por sua vez, emprestei-lhe tudo o que pediu.

Eis então o momento da tragédia, que, disfarçado de bom samaritano, mostrou-se como um erro importante.

O que não permitia à francesa baixar as fotos era tão simplesmente o que de mais importante poderia ser: um vírus chamado importante.exe. Que contaminou tudo o que estava ou foi conectado depois no computador, inclusive este mesmo. 

Por sorte ou não, alojou-se no HD compartimentado do computador, onde, tragédia!, estavam guardadas todas, absolutamente todas as fotos tiradas na viagem até então, de cujo um terço somente havia sido feito back-up. 

Como tristeza muita não é pouca, o Importante começou a transformar todas as nossas fotos e vídeos em arquivos executáveis, impedindo de serem visualizadas. Em questão de minutos já tinha infectado boa parte do que havia e transformado em vírus (se é que isso é possível). Ou seja, o que havíamos levado quatro meses para fotografar se perdeu em menos de duas horas. O desespero geral foi inenarrável. Por conta de uma boa atitude e ignorância da minha parte, que poderia ter desconfiado do vírus, perdemos mais de 6.000 fotos.

Todos os momentos, grandes e pequenos, da viagem, registrados estavam armazenados no HD do computador. Tínhamos, como já comentei, um back-up das fotos originais guardados na minha conta paga do Picasa, mas não passava de um terço da viagem até então. De Ushuaia até Chuquicamata estava salvo, mas do Atacama em diante ainda não. Todas as presepadas com Cloclo "Tortuguita" e Lolo "Numéro 2" tinham sido perdidas. Todas as paisagens coloridas do norte argentino desaparecidas. Todos os perrengues bolivianos, bem como momentos passados com a dupla Poeta e 77, com Pajarito, Principessa e Maud, infectados pelo vírus. O trekking de Colca com Tutancâmon, Swiss Army e Charlotte perdido. Cuenca, Arequipa, Puno, Lima. Um mês inteiro no Peru virado cinzas.


Simplesmente o pior desastre de todos os tempos para um viajante...


Continua...


3 comentários:

Anônimo disse...

"Nenhuma boa açao fica impune" (no good deed is unpunished,según (?)Shakespeare o Twain. Como consuelo no sirve, horrible experiencia!

Abrazo solidario, Linda W.

Anônimo disse...

"Simplesmente o pior desastre de todos os tempos para um viajante..." Non non non, le pire désastre pour un voyageur c'est de prendre un plante vénéneuse pour un plante comestible, (voir Into the wild) Ma foi tu es vivant, en bonne santé et plein de souvenirs et de photos à venir, alors dis-toi que ça ne va pas si mal.
Oriana.
NB: l'idiot accuse la française, le sage s'accuse lui-même de ne pas avoir protégé son ordi avec un antivirus efficace!!

Duiiiiiiiim disse...

puta merda. Doeu aqui.
Beijo carinhoso,
Duiiiiiiiiim.