quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pérolas do Magoo (um remember peru-boliviano rápido)

Viajar pela Bolívia e Peru é, às vezes, irritante. O assédio dos caça-turistas é enorme, quando não violento. Mal te veem, correm sobre você com cinquenta tipos de ofertas, que variam desde tours turísticos, hospedagem, alimentação e psicotrópicos | Chicos, ¿quieren algo para la mente? |. 

No começo, eu procurava ser simpático e educado com todos. Respondia com respeito. Não funcionava. Com o passar do tempo, minha paciência foi se exaurindo e fui mudando minha atitude para com eles.

De educado passei a ser monossilábico. 

De monossilábico, fiquei lacônico.

De lacônico, mudo.

De mudo, comecei a ignorar.

De ignorar, sarcástico. Eis, pois, duas pérolas minhas que tenho o orgulho de contar-lhes:

1. Chincheros, umas das tantas cidadezinhas do Vale Sagrado dos Incas, nos arredores de Cuzco. Sou abordado por uma cholita que me oferecia roupas, chapéus e afins. 
| Hola, amiguito, !cómprame algo¡
Indignado com o tom de ordem da "amiguinha", respondi:
| A ver, señora... Si soy su amigo, como dice Usted, ¿por qué no me regala algo? Amistad es algo que se cultiva también con regalos...
Obviamente não fui mais molestado por ela nem por outras vendedoras daquela cidade. Creio que minha fama de respondão correu à boca pequena.

2. Mercado de Pescadores de Chorrillos, em Lima. Mal chegamos, já fomos atacados pelos vendedores qual mel por abelhas.
| Hola, ¿ceviche?
Outro:
| Nuestro ceviche es mejor. Venga y pruebe.
| ...
Um atrás do outro, vieram e foram nos oferecendo de tudo insistentemente. Respondíamos que não queríamos e mesmo assim nos ignoravam. Simplesmente vinham atrás da gente e continuavam aquela ladainha interminável de pratos, opções e descontos. Em um momento dado, eram mais de 5 atrás nos perseguindo. Até que solto a seguinte pérola:
| Amiguitos, escúchenme porque no les voy a repetir. Si Ustedes siguen hinchándonos las bolas, nosotros no comeremos con Uds. Cuanto más nos persiguen, menos ganas nos dan de brindarles nuestra presencia. Yo me fijo los precios, elijo donde voy a comer y entonces charlamos, ¿cierto? Ahora váyanse.

O Camilo, à distância, ria até não poder mais. Por fim, disse-me:
| Mandou bem, Magoo!
Sim, eu tenho orgulho de mim mesmo. Aposto que minha mãe teria se escondido se me ouvisse falar assim...

2 comentários:

Duim disse...

Beijo pros dois...

Anônimo disse...

Os senhores estão sumidos mesmo... Como não sou a Duim, mando só um abraço ;-) Saudades, RFB