segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reflexoes sobre o fim do mundo


O que é o fim do mundo? Basicamente, é onde tudo termina, onde "n" fatores relacionados a uma coisa confluem e culminam no seu término, desmanchando-se e desfazendo-se.
O fim, no entanto, nao se dá somente num lugar determinado, mas também num tempo específico. Há o onde o fim termina e o quando isso tem lugar naquele espaço específico. De maneira que o fim possui um lugar e um tempo.
O mundo, como qualquer outra "coisa", deveria possuir um fim, que por sua vez demanda um lugar e um tempo. 
Particularmente, eu nunca tinha pensado antes que o mundo merecia um fim, e que esse fim seria motivo de orgulho para alguns. 
O é na Argentina.
Protegido por uma cadeia de montanhas nevadas, Ushuaia (que significa, em uma das extintas línguas indígenas da regiao, baía do sol poente), desemboca no Canal Beagle, no estreito de Magalhaes, a menos de 2.000km da Antártida. Segundo os argentinos da regiao, Ushuaia é o fim do mundo incrustrado no meio da Terra do Fogo.
Os habitantes locais, portanto, sao, ou deveriam ser, os que estao mais perto do fim do mundo. A perspectiva que tem do mundo é totalmente diferente da de outros países a que fui. Por só terem às suas costas a Antártida, um fiapo despovoado do Chile, tem à sua frente um mundo inteiro para descobrir.
De Argentina

No começo, porém, pensava eu, do alto da minha ignorancia, que viver no fim do mundo poderia significar um destino fadado à inércia e estagnaçao. Acreditava, ainda sem ter conhecido, que poucas perspectivas havia para quem é de Ushuaia. Teriam todos que, necessariamente, ir a Buenos Aires, Mendoza, Córdoba ou Rosario.
À medida que fui conhecendo um pouco mais os ushuaianos e falando com a gente, fui me dando conta que isso era um preconceito meu e que a situaçao toda poderia ser o completo oposto: ao contrário de ter poucas perspectivas por viver longe de tudo, voce pode ter todas, pois tem todo o mundo diante de si, Uma imensidao de possibilidades ao alcance da mao, e senao, da vista. Que tranquilidade saber que nao se precisa espreitar do canto do olho o que está atrás e dirigir a atençao unicamente para o que está à frente.
Ao mesmo tempo que temos o fim como término do caminho, descobrimos que ele também pode ser o começo...
De Argentina


6 comentários:

Unknown disse...

Quem beleza, hein? Chegou ao fim do mundo! E agora vão subir o morro? :)
Muito legal as fotos!
Abraços

lili corazón disse...

notable!!!!!
una abrazo para ambos!!!!

tributoamj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Começaram bem: pelo Fim...! Lindas las fotos...! Mas sinto falta de um breve titulo em algumas, especialmente quando há pessoas... Se tiverem tempo, fica a sugestão..! Sorte, muitos carinhos..! Vão dando noticias..!

camilla disse...

queridos, me da una emoción increible saberlos por esos lares, que consideramos el fin, pero como dice Magoo, puede sorprendernos como un inicio de muchas cosas, y no como un rincon sin salida sino como un lugar privilegiado de observacion. Donde los sentidos están libres de tanto condicionamiento. Ojalá sea solo el primero de muchos momentos en este viaje en que sus sentidos se sientan libres de percibir y recibir.

Dos besos desde Santiago tórrida, esperandolos (puedo aportar un buen pesto a la nitacora del menu de viaje).
Camilla.

Rafael - Guima Games disse...

Hehe, e eu pensando que era algo sobre 2012 ou algo parecido :P. Então foram pro Vulgo: "Onde o Zé perdeu as botas"; divagações sobre inicios e fins, no mundo dos Games em alguns o fim esta logo no canto do monitor, ou de um celular ... mas mesmo chegando nele ainda queremos recomeçar :D, deve ser assim no jogo da Vida, o que importa é o que sua experiência te traga algo de bom, melhor ainda se levar algo de bom pra alguém :D Lindas Fotooos.